Olá! Bem vindos ao blog!

Veja AQUI como realizar suas atividades.

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Baixa Idade Média

Conteúdo: Baixa Idade Média
Temas:
  • Transformações na Europa Medieval: fome, doenças e guerras.
  • Enfraquecimento do Feudalismo
  • Fortalecimento do comércio e revitalização das cidades
  • Mundos diferentes: Oriente e Ocidente
  • Doenças e epidemias: A Peste Negra
Os vídeos a seguir mostram um pouco da realidade econômica e social durante a Baixa Idade Média, em especial a grande pandemia de Peste Negra que assolou todo o “mundo conhecido” nesse período. Lembre-se de copiar o conteúdo e responder as atividades que estão na sequência.

Vídeo 1 (9 minutos): Peste Negra e a Dança da Morte – Canal reVisão

Vídeo 2 (16 minutos): Tudo Sobre A PESTE NEGRA – Canal O Covil do Jack
Vídeo 3 (11 minutos): Peste Negra a Pior Praga de Todos os Tempos – Canal Fatos Desconhecidos 
Vídeo 4 (58 minutos): Filme O físico, The Phisician, 2013 (compacto)
** Assista AQUI o filme completo e com melhor qualidade.  
ATENÇÃO: Para assistir a versão completa do filme, verifique a CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA.
**Copie esse breve resumo em seu caderno.
Transformações na Europa Medieval
A Europa passou por muitas transformações a partir do século XI em um período que ficou conhecido como Baixa Idade Média. Nessa época houve um grande aumento na produção de alimentos, devido à ampliação das áreas cultivadas e desenvolvimento de novas técnicas agrícolas como o uso do cavalo, do arado de ferro e aperfeiçoamento dos moinhos.
Os produtos que sobravam (excedente) passaram a ser comercializados, contribuindo para o fortalecimento do comércio e sucesso das grandes FEIRAS, que eram locais de comércio onde pessoas de diferentes regiões se encontravam para negociar produtos de todas as partes do mundo conhecido.
Esse aumento na produção agrícola gerou grandes transformações nas sociedades rurais europeias, pois melhorou a qualidade de vida e também contribuiu para o aumento da população. Além disso, também auxiliou no fortalecimento do comércio, revitalização das cidades antigas e no surgimento de novas cidades. Os locais mais propícios para o surgimento das novas cidades eram em volta dos castelos e das feiras e também as margens de rios.
No entanto, esse período de grande fartura, chegou ao fim, pois nos séculos seguintes, a Europa enfrentou longos períodos de seca ou de chuva excessiva, que destruiu as plantações, gerando grande fome e aumento de mortes. Além disso, guerras frequentes e epidemias causaram grandes problemas econômicos e sociais nesse período. 
Com o aumento populacional e o crescimento das cidades, os problemas sanitários também se agravaram, contribuindo para o aumento de doenças e surgimento de epidemias, como foi o caso da pandemia de Peste Negra que teve seu auge no século XIV.

ATIVIDADE 1 (no caderno/individual): Após assistir os vídeos recomendados, copiar as perguntas e responder baseando-se no que você assistiu e pesquisou.
1)    Como era o pensamento medieval sobre as doenças e fenômenos “misteriosos”?
2)    Fale sobre a higiene na Europa durante a Idade Média.
3)    O que você sabe sobre a Peste Negra?
4)    O que as pessoas faziam para enfrentar essa doença?
5)    Faça um comparativo entre a Peste Negra no período medieval e a Covid-19 que enfrentamos atualmente. O que essas pandemias têm em comum?
6)    Como era a medicina na Europa nesse período? Faça um comparativo com a medicina do Oriente (Vídeo 4).
7)    Faça uma breve descrição do que deve ser feito para evitar a contaminação pelo Corona vírus (Sars-Cov-2).
8)    Ampliando a sua pesquisa:
** Acompanhe AQUI em tempo real os números da doença pelo mundo 
** Nessa opção você terá acesso a um MAPA  que atualiza em tempo real os números da pandemia na sua região e em qualquer lugar do planeta.

CURIOSIDADE: Sars-Cov-2 em inglês significa: "severe acute respiratory syndrome coronavirus 2", em tradução livre: Síndrome Respiratória Aguda Grave do Coronavírus 2". 
**Em caso de dúvidas, entre em contato com seu professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário